Perguntas Frequentes
Com o intuito de esclarecer as principais dúvidas relacionadas aos tratamentos de Fisioterapia e suas principais indicações, elaboramos uma série de perguntas frequentes, seguidas das orientações adequadas para cada caso. Confira:
Pós-Operatório de Cirurgia Cardíaca
Preciso fazer Fisioterapia na UTI?
Sim, você será avaliado pelo fisioterapeuta e as sessões iniciarão logo após você chegar na unidade, onde o fisioterapeuta irá auxiliar no processo de retirada do ventilador mecânico.
A partir do momento que você estiver respirando sozinho poderá ter a sensação de estar com a respiração mais curta e será estimulado a respirar de forma mais profunda. Os drenos no tórax e a incisão cirúrgica poderão restringir os movimentos respiratórios e o fisioterapeuta irá encorajar você a manter os pulmões bem ventilados através de exercícios respiratórios.
Você será incentivado a permanecer com a cabeceira do leito elevada e a realizar movimentos com os braços e as pernas estimulando a circulação e diminuindo o inchaço.
Devo tossir?
Sim, ao final de cada sessão o fisioterapeuta irá pedir para você tossir pois, neste caso, a tosse ajuda a limpar as vias aéreas.
Durante a tosse, estabilize o tórax com auxílio de travesseiro ou das mãos para minimizar a dor. A secreção poderá ser exteriorizada ou deglutida. Não se preocupe, a tosse por si só não irá abrir os pontos da cirurgia e é muito importante para manter os pulmões limpos.
Quando vou sair do leito?
Ainda na UTI, após a retirada dos drenos, você poderá sentar na poltrona e até caminhar pela unidade com a ajuda do fisioterapeuta.
O que devo fazer para acelerar minha recuperação?
Sempre que lembrar, procure realizar suspiros, tossir estabilizando o tórax e movimentar as mãos e os pés. Você pode fazer estes exercícios deitado ou sentado.
Como proceder quando receber alta da UTI?
No quarto as sessões seguirão até o dia da alta hospitalar. Neste período, você será estimulado a realizar exercícios que auxiliarão no retorno das suas atividades de vida diária e independência. Esses exercícios incluem: caminhadas, treino de sentar / levantar e subir escadas.
Devo continuar a fisioterapia depois da alta hospitalar?
Em alguns casos, o fisioterapeuta irá recomendar a continuidade da reabilitação cardíaca em domicílio ou clínica de acordo com a evolução no período hospitalar.